top of page
Buscar

1612 – primeiro mapa apontando a comunidade de Tibau do Sul.

  • advcandidobarros
  • 5 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mai.

Ano 1612, carta do litoral do Rio Grande do Norte.

A noroeste de Portugal, mais precisamente na cidade



do Porto, cidade costeira conhecida pelas pontes imponentes e pela produção de vinho do Porto, encontra-se localizado a Biblioteca Pública Municipal do Porto onde podemos encontrar essa relíquia da nossa história.

A Carta geográfica datada de 1612 é o nosso primeiro registo da localização de nossa maravilhosa cidade, Tibau do Sul, este códice é um importante monumento da cartografia brasileira do início do século XVII.

Nessa carta podemos observar que a localização de Tibau do Sul não está pontuada como na carta de 1643, onde apesar de não ser mencionado o nome Tibau, temos sua localização demarcada ao lado da Lagoa Guarairas sinalizada por casa e curral.

Observa-se, ainda que a lagoa Guarairas e grafada de GURAIRA, palavra indígena, Tupi Guarani que tem como significado intransitável ou ainda agua que corre, significado este bastante pertinente a nossa lagoa.

Quanto a grafia diferente do nome da lagoa, de GURAIRA para GUARAIRA, observamos que ambas tem origem no Tupi Guarani e que são apenas pronúncia ou grafia diferente, ou seja uma variação linguística ou variação lexical.

O fato é que nossa história é bela e teve início aproximadamente a 400 anos atrás, possivelmente com os índios Potiguaras que viviam em vilarejos ao redor da lagoa, que era rica em peixes e outras espécies da fauna local.

Os índios Potiguaras têm uma história que remonta ao início da colonização europeia no Brasil, século XVI, esses sim foram os primeiros moradores de Tibáu, que falaremos um pouco sobre esse nome mais tarde.


Fonte: RAZÃO DO ESTADO DO BRASIL_BPMP-circa 1616 BPMP_MS-126_249_t24-C-R0072.

 
 
 

Comentários


bottom of page